Adolescentes

João 1.8    qual a tua ocupação?

Ocupação : Trabalhos ; afazeres ; emprego; oficio ; modo de vida ; absorvido por alguma tarefa.
Disposição : Tendência , inclinação , vocação , estado de espirito ,preparado , valente , pronto para o que der e vier.

ADOLESCENTE – É deixar o mundo de fantasia , onde tudo é maravilha e cheio de fantasia , para entrar no mundo dos adultos , desejado mais temido. É este um dos problemas enfrentados pelos adolescentes : a busca de sua indentidade. É a fase onde mais se ouve: “ ninguém gosta de mim” ; “ ninguém me entende” ; “ não sirvo para nada”.
O adolescente passa por mudanças radicais no que se refere aos aspectos fisicos , emocionais e sociológicos. Ele atravessa uma fase de reorganização de valores da vida. É ai que o adolescente deve mais e mais se aprofundar na palavra de Deus nas questões básicas da fé cristã como : Existência de Deus , Soberania de Deus ; vida eterna. Ou seja, se “ocupar” literalmente com a palavra de Deus. Pois fazendo assim , ele não vai ter tempo de participar das “más conversações que corrompem os bons costumes”. 
Muito se fala em troca de valores neste periodo , entretanto , precisamos estar cientes que neste período quanto maior nosso aprofundamento nas Escrituras , mais nossos valores serão estabelecidos e evidênciados.
Nesta busca de uma identidade , os meios de comunicação tem dado vários modelos a serem seguidos que só vem a tirar os valores éticos e morais , e desviar os adolescentes da ocupação de servirem a Deus e seguir os padrões estabelecidos pala Bíblia , que é o nossa única regra de fé e prática. São como vírus que servem para infectar os jovens , com o objetivo de deixá-los doentes , o que acarreta em vários sintomas como : Falta de energia espiritual , indisposição para fazer a obra do senhor , frieza , vontade de desistir , vontade de participar das coisas do mundo , mau testemunho , desobediência e.t.c. Se você tem sentido um destes sintomas, nos acompanhe neste estudo que nos levará a indentificar estes vírus para que possamos combate-los.
A maneira correta de se combater um vírus ou tipo de doença é conhecendo as causas para que se possa dar o tratamento adequado e para que se possa precaver contra este vírus. E para isto nosso corpo precisa estar fortalecido para não se debilitar contra as investidas destes males contra nosso corpo , tirando assim nossa disposição e consequentemente nos desvie da nossa ocupação. O que sem dúvida, nos fará sofrer consequências muitas vezes dolorosas.
É justamente isto que acontece no âmbito espiritual. Existem três virus poderosos que tem como objetivo nos tirar da ocupação que Deus nos confiou, minando assim , o nosso vigor e energia espiritual. É preciso que os conheçamos para que possamos vencê-los no nome de Jesus.
Através deste estudo, estaremos dando para os adolescentes diretrizes que os levem a : DESENVOLVER UM SISTEMA DE IMUNIDADE , contra estes virus que querem nos disvirtuar da ocupação que Deus tem nos dado. Estes virus são:

O MUNDO
A CARNE 
O DIABO

Falaremos destes três inimigos e depois mostraremos como neutraliza-los e de como voltar ou manter a alegria espiritual.

Efésios 4.27 – “ Não deis lugar ao diabo”

Nós não estamos neste mundo representando papel. Estamos em uma guerra , e se Paulo falou estas palavras é porque existe a possibilidade do diabo de alguma maneira agir na nossa vida. Pedro pode sentir esta verdade quando quis argumentar com Jesus que Ele não morreria , e Jesus mandou que satanás passasse para trás. O diabo na sua astucia estuda nossos defeitos para que possa através deles minar a fé. Entretanto, precisamos ter conciência que somos igreja do nosso Senhor Jesus Cristo e que as portas do inferno não podem prevalecer contra a igreja de Jesus Cristo. Por isso, podemos afirmar como toda convicção que, a maneira poderosa de neutralizar este virus na nossa vida e nos deixar com um sistema imunológico forte é:

I – SERVIR AO SENHOR – Js 24.15
A) Quando o servimos escolhemos a melhor parte
B) Podemos resistir as suas artimanhas malignas
C) Não damos nehuma oportunidade para que ele possa querer agir.
D) Mantemos a unidade dentro da igreja e é isto que ele tenta destruir.

I Pe 5: 7-9 – “Sede sóbrios e vigilantes”.

Se tem uma área que o diabo gosta de agir é na nossa ansiedade. Principalmente nesta fase de adolescencia , que se busca uma identidade e que se quer que tudo aconteça rápido. Devemos saber que as coisas de Deus nem vem antes e nem depois , mas vem tudo no momento certo. Devemos deixar todas as ansiedades nas mãos do Senhor , pois ele cuida. O diabo brama como leão querendo pegar alguem nestas ansiedades. E levar uma mordida de um gato é uma coisa , mas de leão é outra completamente diferente , pois leva a perna toda. É nestas ansiedades que o diabo gosta de aconselhar como: “o que você vai fazer na igreja? ; tem um joguinho hoje e você não vai perder vai?; Você precisa aproveitar a vida. Tá amarrado!!!. 
A maneira correta de se combater este vírus maligno é:

II – BUSCAR EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS- Mt 6.33
A) Quando buscamos primeiro o reino sabemos quais as escalas de valores na nossa vida.
B) Percebemos que acima das coisas terrenas está a comunhão com Deus.
C) Quem dá a posição central da sua vida a Deus goza de cuidado eterno- Rm 8.32
D) Deus satisfaz todas as necessidades daqueles que arriscam tudo por ele.

I Jo 2: 15-16 – Não ameis o mundo…”

Não amar ao mundo significa não amar ao sistema do mundo , pois são contrarias a vontade de Deus. Alguém já disse que o animal é reconhecido pelo alimento que come. O mundo se alimenta do pecado , mas o crente se alimenta da Palavra de Deus.
O problema do povo de Israel foi que se acostumaram com a comida do Egito e por isso não quiseram mais sair. Precisamos saber que estamos no Egito mais não somos do Egito. Nossa comida é diferente , nosso andar é diferente , nosso falar é diferente , ou seja , tudo é diferente. Será que o que queremos é da vontade de Deus? Será que este rapaz é da vontade de Deus? será que esta amizade é da vontade de Deus? Deus tem o melhor para nós , mais do que aquilo que merecemos.
A maneira correta de combatermos este vírus e criar em nos um sistema de imunidade forte:

I I I – FAZER NOSSA OCUPAÇÃO COM ALEGRIA – At 20:24
A) Significa ganhar vidas para Cristo ou seja, pregar o Evangelho da Graça de Deus.
B) Fazendo a vontade de Deus a todo instante – Jo 4.34
C) Concluindo a carreira para que o nome de deus seja Glorificado diante dos homens – Jo 17.4
D) Tendo uma sede constante de Deus na nossa vida a ponto da nossa alma bramar por isso , assim como o salmista Davi – Salmo 42.1.

CONCLUSÃO
Fazendo assim teremos o nosso corpo espiritual forte contra as investidas destes vírus que são os maiores inimigos de todos os cristãos. Desejamos que este estudo tenha alcançado o objetivo proposto que é: CRIAR UM SISTEMA IMUNOLÓGICO CONTRA OS INIMIGOS QUE TENTAM NOS TIRAR DA NOSSA OCUPAÇÃO. Afim de fixar este estudo na nossa mente, lhes convido a conhecer a história de “Zé fraquinho”, que ilustra bem um jovem atingido por estes vírus ( o diabo , o mundo, e a carne) e como ele tomou uma posição para não mais ser atingido , e desta forma cumprir com sua ocupação na obra do Senhor. 

Que Deus nos Abençoe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação de crianças com padrinho?

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Feliz Natal e próspero ano novo ´- estudos e comentários