Teletestai - Está consumado

Você sabe o significado da palavra TETELESTAI?


Durante os últimos momentos em que Jesus ofereceu a Sua vida, Ele afirmou: “Pai, nas Tuas mãos entrego o meu Espírito” e depois exclamou em voz alta: “Tetelestai!” – “Está consumado ” Tetelestai era o carimbo colocado sobre o documento de compra de um escravo quando todo o preço já havia sido pago.
Tetelestai era o registro legalmente reconhecido de que está pago. O Escravo foi comprado e jamais alguém poderá cobrar novamente o seu preço.Durante o primeiro século, era prática comum pregar o documento de acusação de um preso na porta da sua cela. Os crimes de que era acusado e o castigo que lhe tinha sido imposto, estavam descritos nesse documento. Depois do preso ter cumprido a sentença, o documento era retirado da porta, e cancelado pela aposição da palavra tetelestai – (cumprida na totalidade). O referido documento era-lhe então entregue, e ninguém podia jamais acusá-lo dos mesmos crimes.Quando Jesus disse a palavra “consumado”, significava “a dívida está quitada”!
Naquele tempo, a palavra tetelestai era também utilizada com relação a campanhas militares bem-sucedidas contra o inimigo. Quando um general regressava do campo de batalha e fazia marchar os seus prisioneiros de guerra pelas ruas de Roma, costumava proclamar a sua vitória gritando: tetelestai… tetelestai. Com este grito de vitória, fazia afirmação clara que o inimigo havia sido vencido e que o seu poderio havia sido quebrado: Missão terminada! Embora esta palavra tenha sido a Sua última palavra antes de expirar na Cruz, Jesus também proclamou com ela a Sua vitória sobre o inimigo com o grito: Tetelestai!
Essa palavra, “Tetelestai”, está carimbada na conta de todo aquele que aceita o sacrifício de Jesus Cristo, e nasce de novo. O sacrifício de Jesus na cruz pagou totalmente a dívida do pecado!Não foram as últimas de um Messias derrotado, fracassado, fraco e ingênuo.Foi um Grito de Vitória por ter atingido 100% os Propósitos do Pai. Os Propósitos foram totalmente concretizados.
Estas últimas palavras significavam:
Eu consegui o que nenhum animal, nem sangue, nem sacrifício conseguiu.Eu terminei a grande obra de Meu ministério terreno. Eu paguei toda a dívida resultante dos pecados dos homens. Eu cumpri todas as profecias relacionadas com minha Primeira Vinda. Eu anulei todas as sentenças decretadas pela ira de Deus. Eu afastei todo o peso da ira de Deus contra os homens. Eu rasguei o véu que impedia o acesso ao Santo dos santos celestial. Eu venci o terrível vencedor milenar dos homens. Eu completei as feridas e pisaduras que vão curar milhões e milhões. Eu acabei de abrir a porta do Céu para todos os que crêem.Tenho executado os grandes desígnios do Todo-Poderoso.Tenho satisfeito as exigências da justiça.Tenho cumprido tudo quanto foi escrito pelos profetas.E agora o caminho para o Santo dos Santos se tornou manifesto por meio do meu sangue.
O que foi consumado?
Os sofrimentos ordenados por Deus foram terminados.Todos os símbolos e profecias do Velho Testamento foram cumpridos.A Lei foi abolida. Rm 10:4 – Aquelas leis apontaram à cruz.O preço do pecado foi pago completamente. A maldição que estava sobre nós foi quebrada – Gl 3.13 O trabalho da Redenção estava agora completo. Esta é a Missão, a Obra Principal.Morrer foi uma grande vitória para Jesus. “…para que pela morte, Ele pudesse destruir aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo” (Hb 2:14).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação de crianças com padrinho?

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Feliz Natal e próspero ano novo ´- estudos e comentários