Homilética e oratória
Homilética - a arte de pregar
Uma boa sequência de estudos sobre
Homilética, a arte de pregar e
Oratória, a arte de falar em público
Em preparação...
Oratória: a arte de falar em público
Ao contrário do universo dos números, em que dois e dois serão sempre quatro, o mundo das palavras representa uma série de combinações infinitas, em que cada mensagem é construída de forma única, dependendo de quem fala, de quem ouve, do vocabulário utilizado e até mesmo da entonação empregada. É isso que faz da palavra um instrumento tão rico nos mais diversos contextos da vida. É também por isso que dominar a oratória se tornou tão sublime habilidade no crescimento pessoal e profissional.
As empresas contam com muitas pessoas que desempenham suas funções profissionais com total expertise. Sem conseguirem expressar oralmente suas ideias, no entanto, elas perdem diversas oportunidades de crescimento. Seja para estabelecer contato com clientes, dar uma palestra, realizar apresentações de negócios ou simplesmente ensinar algo a alguém, é preciso dominar a oratória.
Forma e conteúdo
Dois conceitos da comunicação que são frequentemente utilizados e, ainda mais frequentemente, confundidos são a retórica e a oratória. As duas são essenciais para quem deseja se comunicar com eficiência. A retórica tem mais a ver com o conteúdo do que é falado – a organização das ideias de modo que sejam facilmente absorvidas pelos interlocutores, seja uma explicação objetiva ou uma argumentação persuasiva. Essa organização evitaria boa parte dos mal-entendidos tão comuns em ambiente corporativo.
A oratória, por sua vez, é um conceito que exprime a capacidade que um indivíduo possui de comunicar as ideias elaboradas por meio da voz. Ela leva em consideração o controle emocional, o domínio respiratório, a postura, a dicção, a gesticulação, a entonação e o volume da voz.
Por que ser um grande orador?
Não é preciso ser uma celebridade ou uma autoridade para investir na arte da palavra falada. Apresentações corporativas, condução de reuniões, negociações e basicamente o dia a dia de qualquer professor, por exemplo, são pautados na habilidade de verbalizar ideias com clareza.
Os indivíduos que desenvolvem essa habilidade destacam-se no mercado, obtêm posições de destaque, tornam-se grandes líderes (e modelos a serem seguidos), compartilham seus conhecimentos, convencem clientes e parceiros em negociações e, como consequência natural, enriquecem.
Quantas pessoas com bons conhecimentos acabam perdendo oportunidades, confundindo suas ideias e até mesmo cometendo gafes por falta de preparo e clareza de comunicação? Mais do que um simples “falar bonito para impressionar os outros”, a oratória é, de fato, um importante instrumento para qualquer um que deseja mostrar aquilo que sabe, crescer pessoal e profissionalmente e alcançar o sucesso, a estabilidade financeira e a felicidade.
Comentários
Postar um comentário