Ser igreja - somos igreja

Ekklesia estava num contexto militar. Ekklesia era um grupo que ia para um
Mateus 16.18 “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
Nós somos um fragmento de pedra, uma pedrinha...
Na história romana, A palavra que Jesus usou se referindo a igreja foi Ekklesia. Esta palavra significa “ajuntamento”, mas não num mero ajuntamento para decidir coisas; a Ekklesia Romana era um grupo de cerca de 300 pessoas, e o império romano uma vez que conquistava um território tinha a missão de colonizar aquele território com a cultura romana. Os romanos perceberam que não bastava conquistar os territórios, eles precisavam infiltrar os valores de Roma na região. E assim, estabeleciam a Ekklesia, para fazer com que o povo deseje a cidadania romana, entendendo que ela era um privilégio. Assim, eles montavam um time de elite para se infiltrar em todas as esferas da sociedade, para que eles pudessem tocar aquela sociedade com cultura romana. E sob esse contexto, Jesus diz “Eu vou levantar a minha Ekklesia e as portas do inferno não vão prevalecer contra ela”.a região para mostrar a cultura de um reino que era superior. A Igreja não deve estar limitada nas quatro paredes, a igreja deve se infiltrar em todos os âmbitos da sociedade, para representar os valores do reino.
Essa pedra que eu e você somos, é a pedra que fará a diferença no contexto e na necessidade de eu “ SER Igreja”
Eu e Você fomos chamados para estar no mundo, mas o mundo não é para estar em você. Se começarmos a influenciar o mundo rapidamente as nossas igrejas vão dobrar de tamanho.




Mateus 5.14 “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte”.
A igreja precisa ser relevante, logo, eu e você, precisamos ser relevantes, ou seja, eu tenho que ser importante, fazer a diferença na vida de alguém, de pessoas, da família, da comunidade, da cidade...
Ser igreja...
Ninguém foi salvo para sentar, você foi salvo para servir no corpo de Cristo. As pessoas estão acostumadas a ser cliente da igreja. E aí, como um bom consumidor você analisa se a igreja atendeu as minhas especificações…a igreja não é um produto no supermercado que está na prateleira esperando uma avaliação sua. Nós somos o povo de Deus, discípulos de Jesus. Eu sou igreja, você é igreja, somos igreja, somos o corpo de Cristo. Cl 1.24
Quando você ouve a palavra "igreja", do que você lembra? De quatro paredes com uma cruz em cima ou de pessoas? Infelizmente, devido ao ensino equivocado, a maioria das pessoas lembra de um prédio com uma cruz em cima. É fácil verificar isso, basta pedir para uma criança desenhar uma igreja. Pelo desenho que ela fizer será possível reconhecer o ensino que ela recebeu. 

Por causa do pensamento de que igreja é um local, a religiosidade têm se alastrado entre aqueles que se julgam livres, enquanto não compreenderam nada sobre a liberdade que há em Cristo. A consciência de tais pessoas limita-as a frequentarem uma igreja uma ou duas vezes por semana enquanto Jesus as chamou (e também nos chamou) para SEREM igreja. 

O Senhor Jesus nos chamou para SERMOS IGREJA e não simplesmente IRMOS À IGREJA, no entanto ir à igreja é a tarefa mais fácil e talvez por isso seja mais frequente. O Senhor deseja que entendamos que não há uma separação entre a vida dentro da igreja e a vida fora da igreja, porque não há limites para essa separação, sendo que você é igreja ou não. 

A igreja não é um local, mas sim o corpo de Cristo (Colossenses 1:24). Se a igreja é o corpo, então o Senhor Jesus Cristo é a cabeça (Efésios 5:23). Assim como em um relacionamento entre homem e mulher, os versículos de Efésios 5:23-27 descrevem o relacionamento entre Cristo e a igreja. A igreja é a noiva de Cristo e o Senhor Jesus Cristo se entregou por ela (por nós), a fim de que seja santificada para apresentá-la "a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." (Efésios 5:27). 



Jesus nos ensinou a fazer discípulos
Morreu para salvar pessoas do pecado/das mãos do inimigo
Habita no meio de pessoas que O obedecem  At. 17.24-34... O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.
Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.
De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.
Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.
‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’.
"Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem.
No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.
Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos".
Quando ouviram sobre a ressurreição dos mortos, alguns deles zombaram, e outros disseram: "A esse respeito nós o ouviremos outra vez".
Com isso, Paulo retirou-se do meio deles.

Alguns homens juntaram-se a ele e creram.
Deus precisa estar em nós e nós em Deus, eu e você somos igreja
Ele deseja habitar em nós/pessoas/humanos
Pergunto: estamos indo à igreja ou estamos sendo a igreja?
As pessoas seguiam a Jesus porque ele é o Senhor da Igreja, pessoas precisar ser alcançadas por mim e você e nós a discipularmos, ensinar os passos com Jesus, fazer de cada um novo convertido uma igreja e juntos faremos um templo físico, igreja, catedral, enfim, um lugar para o ajuntamento do povo de Deus, da igreja de Deus para juntos cultuarmos e glorifica-lO.


Estamos no mundo mas não somos do mundo
Quando a presença do Senhor é uma realidade na minha e na sua vida, essa presença é real onde estivermos, inclusive no templo
O espírito Santo que nos guia, dirige, ensina, Ele dá evidência da presença de Deus no templo, na igreja e nós  nos tornamos abençoadores e abençoados.

 A Igreja de Cristo é o Seu povo, que individualmente são membros e juntos são a representatividade do Corpo de Cristo na Terra.

 Isaac Gomes de Oliveira, Pr. Prof. Mestre em Teologia, especialização em Aconselhamento pastoral, Missiologia e Capelanias



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação de crianças com padrinho?

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Teologia - Teontologia